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terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Empresas com Dono



A respeito do artigo da Levi Carneiro na Revista Amanhã: Sobre marcas e famílias
"As empresas familiares têm melhores condições de fornecer referência e propósito para suas marcas corporativas."

Meu comentário:
 
Antes de falar em "linhagem" vem a percepção de proximidade.

É comum a preferência pelo "Armazém do Seu Zé". As pessoas sabem quem é o Seu Zé.

Em grandes empresas, existe um distanciamento, mas as pessoas sabem quem é o dono.

Já nas corporações impessoais a expressão negativa "coisa de empresa que não tem dono" é comum.

Percebem-se os veios da raiz familiar estendendo-se por toda empresa. Se eu fizer a numerologia de uma empresa familiar, ou melhor dos donos, vamos ver os aspectos emocionais e familiares permeando a empresa.

Até o software é reflexo disto, por isto falo de "informática esotérica" desde os anos 90.

A família tem seus problemas, metas, ideais, virtudes e defeitos.

Empresas são organismos sociais, é natural a possibilidade de uma maior identificação.

Outra coisa importante é o (auto) questionamento do "quem somos".

Empresas que tenham líderes focados numa direção clara tendem a uma melhor compreensão de si e assim, chegar a expandir sua percepção e contato com o mercado. Estou falando de meditação, mas não se trata de você se fantasiar de hippie ou fugir para o Himalaya.
Meditação empresarial é uma forma de elevar seu nível de percepção evoluindo em produtividade e qualidade. Leia: Meditação Empresarial, Sementes de Pontos de Vista.

Veja por exemplo, é diferente o dono de uma concessionária de veículos pesados que se considera "empresário" daquele que se considera em essência, um caminhoneiro.

Ambos podem ser bem sucedidos empresarialmente.

Mas qual deles terá intimidade com seu público alvo?

E não se trata de mera propaganda. Daí a exploração interior, buscar a evolução de consciência, encontrar o que está dentro para descobrir o que há lá fora.

É fácil ser um empresa grande Difícil é ser uma Grande Empresa.


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