English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tabaco: Quem não gosta pode mais que os outros?

Foto: ConceptVessel

Faz uns dois anos, comentei sobre uma matéria da Revista Info, que alardeava certas grandes empresas que inventaram de falar abertamente que preferiam contratar criminosos do que fumantes. A questão certamente é difícil de abordar, pois o nível de preconceito e os disparates da matéria eram de assustar qualquer um que pense dois segundos antes de se submeter a qualquer coisa. Vide matéria e links para o artigo original: Quem não contrata fumante o que é?

Bem, como tudo pode ser piorado, este ano apregoaram noutro artigo, que não querem gordinhos além dos fumantes. Mulher feia então nem se fale. E claro, deixaram em aberto para quem quiser entender bem claro, que as pessoas são e serão discriminadas sim.
A barbaridade preconceituosa, digo, a matéria do Luiz de França foi publicada na Revista Info, Vai ficar mais difícil para fumante e gordinho.

Segue meu comentário, em que retomo alguns pontos citados na matéria já citada no início.


Novamente deixo claro que estou dando MINHA opinião. Ao contrário de muitas pessoas, não me considero um juiz universal muito menos acho que sou o dono da vida dos demais para impor e exigir que façam algo só porque me satisfaz.


Que mundo é este?


Engraçado. Parei de comer carne e todo mundo reclamou porque eu não era mais parceiro de churrasco.
Parei de beber aí a coisa ficou feia, pois deixei de ser companhia nas festas.
Parei de fumar fazendo terapia shamãnica e me consideraram louco de vez.
Aprendi Yoga, meditação, espiritualidade, bioenergética, e mais todo o desenvolvimento profissional e nada pelo jeito dava muito resultado.
Olha, as pessoas tem direito de opção. Se você um dia faz algo porque isto ou aquilo, pode ter certeza que amanhã outro DEFENSOR DA MORAL E DOS BONS COSTUMES DA VIDA DOS OUTROS vai estar pegando no seu pé.
Querem salvação? Deixem as pessoas pedirem para se se salvar.
Só falta saírem DE NOVO batendo com a bíblia na cabeça das pessoas como aconteceu muito fazem poucos anos.


O artigo fala de que empresas economizaram milhões (como adoram falar números grandes né?) cortando gordinhos e fumantes. Mas NUNCA falam quanto que perderam em produtividade, ou se passaram a gastar mais tempo em processos e reprocessos por perderem pessoas que eram bons profissionais e foram substituídos por vários novatos ou com menos capacidade. Também não falam se passaram a pagar mais caro em propagandas e comprar estatísticas para provar que tudo está "lindo".

Gordinhos e fumantes na mira! Vocês são doentes seus gordos e fumantes feios! O artigo parece dizer que vocês não são da raça pura e saudável... (lembram dos discursos nazistas?)

Nos últimos tempos, a geração saúde aumentou com os ecochatos e estamos chegando nos "seletos saudáveis e bonitos".

Olha, típico papo de gente racista.
Vão se olhar no espelho!

Porque não falam do stress por pressões e cargas abusivas de serviço, ou do salário que não permite uma alimentação mais diversificada e de melhor qualidade, dos horários que não deixam tempo para praticar esportes regularmente ou conviver saudavelmente com a família?

Tratamento de marginal para gordinhos e fumantes? Acabaram então com qualquer mérito profissional de uma boa parte dos empresários, governantes, médicos, juízes, professores, doutores, etc, etc, etc

Por favor, os Exmos Juízes que estão acima do peso se manifestem pois correm o risco de perder o emprego por imcompetência gordural!

E como ficam filhinhos e filhinhas de papai que andam por aí vagabundeando, farreando, bebendo, se drogando, fazendo corrida nas ruas e matando gente? A culpa é do cigarro? Eles são evidentemente burros mas é por causa do cigarro ou por falta de uma estrutura familiar adequada que lhes ensine os mais básicos valores humanos, como o amor a vida e ao próximo?

Gordinhas de famílias "de elite" ficarão sem emprego também ou serão colocadas diretamente como chefe de alguma coisa?

Gente feia serão os próximos! A menos que a feia seja filha do chefe é claro.

Magros demais, mal vestidos, torcedores do Palmeiras, etc...


Prejuízos? E os ganhos cadê?

Falam sempre de "gastos com as pessoas", mas NUNCA falam dos GANHOS, nem da produtividade dos diversos grupos.
Pesquisa manipulada não vale! Ou melhor, é boa para os que não são cegos rirem muito.

Já teve outra matéria Não Contrato Fumante  já citada, sendo discriminatória, racista e defendendo um procedimento claramente anticonstituicional.

Literalmente escreveram que preferem contratar um fascínora do que um fumante. Sinceramente espero que nenhuma das mulheres ou filhas das pessoas envolvidas na reportagem tenham sofrido algum tipo de agressão, mas se houve, acredito que elas preferiam ter estado com um fumante pacífico do que com um bandido.

1984 de George Orwell está parecendo cada vez mais atual. Deve-se usar a roupa certa, frequentar a escola certa, usar o cabelo certo, a bebida correta, a comida adequada... Lembram da raça superior e toda certinha que o Terceiro Reich propagandeava? Lembram da contra propaganda feita e das conquistas sociais das últimas décadas?




Em maiúsculo: DESDE QUANDO OS ACOMODADOS E OS CONFORMADOS SE TORNARAM OS MAIS CRIATIVOS E PRODUTIVOS?

Gente conformada e acomodada é muito bom para fazer a mesma coisa, sem criatividade, sem iniciativa, sem preocupação nenhuma (até com a qualidade).
Gente acomodada, não reage a mudanças, mas também não se preocupa em melhorar o que faz. Criatividade para quê? Iniciativa para quê? Bobagem alguém deve dizer!
O que importa é que máquinas sejam todos, sem pensamento, sem vontade, sem iniciativa.
Uma nobre e pequena elite dominante intelectual é mais do que suficiente para tudo apregoam surdamente!

Olha, bons profissionais sabem muito bem a definição das coisas.
Fumantes sabem que fumar faz mal, gordinhos sabem que são obesos.

Mas os MAL EDUCADOS não sabem respeitar os outros. 

O bom profissional, uma pessoa de boas maneiras, de bons princípios, pode ser vegetariano ou adorar um churrasco.
O mal pode ser formado na FGV, em Harvard, pode ser filho do chefe, vir de famílias tradicionais ou ser amigo de infância do Papa.
É muito fácil vender consultoria jogando a culpa em todo mundo e não olhar para o próprio umbigo.

Falem em produtividade, falem em criatividade. Valorizem a qualidade de vida. MAS LEMBREM QUE AS PESSOAS TEM DIREITO DE ESCOLHA.

Pesquisas? Quem fez e quem pagou? E com qual interesse? Esqueceram que tem pesquisa de tudo quanto é igreja, partido ou o que for, provando que se você não é assim ou assado você é o próprio capeta?



Logo serão os mal-vestidos, os de esquerda, direita, centro-qualquer-coisa, os que gostam de algum estilo de música considerado burro, como os que gastam ouvindo coisas horríveis como pagode, jazz e Chopin.

Faz pouco o presidente da Nokia, empresa também citada na outra matéria (não gostam de fumantes), reconheceu que não conseguiram ser tão criativos com seus produtos e isto representou uma redução na companhia. Interessante não é?
Então cadê os grandes inventores que não quiseram ir trabalhar lá?
Por que não quiseram ficar sentadinhos numa cadeira???
Por acaso eu vos digo que pessoas mais criativas e produtivas tendem a não ser conformadas.Muitos não fumam, mas com certeza, não vão ser produtivos com uma coleira no pescoço.

Quando atirarem pedras nos outros, não fiquem espantados se estas pessoas não quiserem ir trabalhar nas suas senzalas, digo, empresas.

Veja: depende da profissão e da pessoa a maneira de cada um fazer o seu melhor.

Um dos mais famosos mestres ceramistas do Japão, pratica meditação, tem uma disciplina muito bonita. Mas só produz uma de suas famosas e caríssimas canecas depois de muiiiiiiiito tempo. Literalmente a disciplina dele pode ser chamada de "mania".

Não vou nem falar de alguns dos mais famosos projetistas, desenhistas, arquitetos, construtores, DONOS DE INDÚSTRIAS, e tantos outros, famosos por tem alguma opinião própria.
Apregoam em usar a roupa certa, as usar as palavras certas na entrevista de emprego!!!
Como é que eu vou acreditar numa entrevista de emprego destas se o entrevistador quer alguém que repita uma decoreba que não prova nada?
Que palhaçada é essa? Um artigo diz literalmente "Minta na entrevista e seja contratado"?
As empresas querem profissionais ou papagaios sem iniciativa?

Quanto falta para colocarem câmeras dentro das casas? Já existem empresas que tem câmeras na porta do banheiro, inclusive nas lista de melhores empresas para trabalhar.
MELHOR PARA QUEM?

Onde estão os verdadeiros grandes líderes empresarias?
Cadê as verdadeiras grandes invenções sendo colocadas em prática?

Lembrem que SEXO também faz mal para a produção. A menos que você seja a amante do chefe, neste caso, não conta. O resto que se dane e abaixe a cabeça, pois a lei não é para todos.

É muito fácil ser uma empresa grande. Difícil é ser uma GRANDE empresa.




Realmente existe uma seleção por pessoas bonitas, especialmente mulheres, ainda mais quando se trata de cargos para atendimento ao público.

Porém, graças a proteção da lei que é para todos, se alguém fizer uma discriminação tão pestilenta e cheia de preconceito, racismo, discriminação, humilhação, etc como tem sido alguns artigos (incluindo estes citados e outros bem recentes), certamente o judiciário vai cair em cima.

É bem parecido com o que houve nos anos recentes, com várias igrejas apregoando aos gritos que qualquer um que não fosse da igreja deles seria ligado ao demônio e coisas piores.

Tratar de forma tão abjeta pessoas demonstra além de uma arrogância pessoal inimaginável, uma falta de trato e uma manifestação de pensamento até animalesco, ao se outorgarem sabe-se lá que direito, de considerar qualquer um como sendo doente, pestilento, ou sabe-se lá o que.

Então posso chamar estes de loucos dementes? Alguma neurótica, sociopata, psicopata, pervertida, maníaca ou sabe-se lá o que, me diz que sou doente porque fumo?

Einstein e Freud foram completos lunáticos graças a deus! O que dizer de mimadas patricinhas e mauricinhos com suas neuroses escandalosamente atiradas em público e gerando sabe-se lá quantos problemas sociais, pela mesquinharia, cobiça, falta de respeito com a vida alheia, etc?

Hitler, Mussolinim, Nero, Calígula e outros grandes donos da verdade devem ser seus ídolos.

Primeiro vão cheirar seus carros fedendo a imundos desinfetantes e recheados de motoristas bêbados, que saem alegremente de locais abertos em que se proibe de fumar, mas não se proibe o assédio, as agressões nem o entorpecimento doentio dos sentidos ao ponto de sairem atropelando pessoas até em cima da calçada e acharem que é normal!!!

O descaramenteo da discriminação já é tão vexatório que está na hora do Ministério Público tomar providências ou então, liberem de uma vez para que todas seitas e igrejas saiam novamente as ruas batendo na cabeça das pessoas com uma bíblia para "fazer jesus entrar".
 
Fatos ocorridos, fatos repetidos.

As pessoas só tem direitos quando reconhecem que os demais também tem direitos.


Nota: Ministério Público, órgão responsável pela defesa dos interesses sociais de forma a garantir a cidadania em uma sociedade, e não apenas de uns poucos que se acham acima dos demais.


 .'.
Leia também:

.'.

Sem comentários: