English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Cientistas ativam com sucesso um milhão de kernels linux como máquinas virtuais.

Achei no Flickr, essa matéria de Dezembro de 2009, mas que é de interesse:



Os cientistas de computação da Sandia, Ron Minnich e Don Rudish rodaram com sucesso mais de um milhão de kernels Linux como máquinas virtuais, uma realização que permitirá aos pesquisadores de segurança observar de forma mais efetiva o comportamento encontrado em botnets maliciosas. Eles utilizaram o cluster de supercomputação da Sandia para a demonstração. (Mais informações)"


Imaginem o que dá para fazer em termos de simulação de processamento distribuído num sistema destes?

Claro que estudar botnets já é um grande campo. Mas que tal, por exemplo, uma rede neural mais sofisticada? Um sistema de inteligência artificial com milhões processadores para inferências lógicas. Tratamento de imagens complexas. Uma Matrix com um milhão de personagens razoavelmente complexos. Ou quem sabe, a plataforma dos sonhos para jogos RPG e de ação usando cada uma das máquinas virtuais para controlar um determinado aspecto ou gerar situações de ambientes não comportadas nos atuais sistemas.

Se alguém lembrar do Holodeck do filme Star Trek um simulador de ambientes virtuais hiper-realista, não é mera coincidência.  Para quem gosta de ficção,  ver também Holodeck e Holosuite.




Foto cortesia de: Sandia National Laboratories.

Sem comentários: