English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Deus do Fogo


Imagem: Fottus.com



A erupção do vulcão que fica sob a geleira Eyjafjallajokull, na Islândia em Abril de 2010, mais do que nos lembrar das forças da natureza, também pode oportunizar cenas como esta logo abaixo.

As pessoas vão assistir ao espetáculo da erupção, numa distância considerada segura, conforme a situação é claro, mas neste caso, não posso deixar de observar o quanto isto tem a ver com a Saudação ao Grande Deus do Fogo, Senhor da Terra e da Fertilidade.

Os vulcões trazem para a superfície, o resultado do calor interno do planeta, para o qual são remetidas todas matérias que um dia, estiveram na superfície, e como poderia constar, todos seres e energias, almas, espíritos, etc, que retornam ao ventre da mãe Terra, para reiniciar o ciclo de evolução, purificados pelo fogo interior.

Qualquer semelhança com as narrativas de almas enviadas para serem queimadas no inferno talvez não seja mera coincidência.

Antigos conhecimentos, de povos ao redor de todo planeta,  tendem a apresentar interessantes conhecimentos em relação aos vulcões.

Além de ser um tipo de força "não domesticável" pelo ser humano, a interação com suas energias ensina maneiras de viver em harmonia com o ambiente e aproveitar os recursos que este nos oferece.

Só para lembrar, ou para quem não sabe, solos de origem vulcânica, bem como as cinzas expelidas pelos vulcões, são riquissimas em nutrientes para as plantas, resultando em solos muito férteis.

Aproveitar melhor os recursos naturais então, é uma questão de observação e um pouco mais de humildade e respeito para com as forças da natureza.


E quando falamos em forças da natureza, lembre que uma simples plantinha pode ser mais forte que todo nosso maquinário. As pessoas matam todas árvores numa cidade, cobrem tudo com cimento e sabe-se lá mais o que, para logo em seguida, pequenas plantas começarem a surgir nas menores rachaduras, telhados, em toda parte. Isto se chama força e persistência.


.'.

Sem comentários: