English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Localização das Antenas 3G em todo Brasil

Aonde pega o sinal de internet 3G é uma pergunta necessária para se utilizar o serviço disponibilizado por algumas operadoras de telefonia celular.

Na hora de vender o serviço, e o modem, é bastante comum afirmativas vagas sobre a disponibilidade do serviço, que é afetado pela intensidade do sinal e a distância das antenas.

Por isto, além de saber aonde estão as antenas, também é necessário lembrar do que é chamado de "visada", ou seja, se a antena está "visível", pelo menos eletronicamente, para o seu aparelho. Prédios, elevações naturais, etc, podem interferir na intensidade do sinal, e isto deve ser levado em consideração. Pode haver problema na antena também. Estou a pouco mais de 30 metros de uma antena da operadora Claro, mas a qualidade do serviço de internet é terrível e alvo de reclamações constantes.

A Anatel disponibiliza no seu site um sistema de consulta com os dados de onde estão as antenas, chamadas de ERB (Estação Rádio Base) e qual serviço elas disponibilizam.

Ideal para saber se você vai conseguir captar o sinal antes de contratar qualquer serviço de conexão internet 3G.

O serviço está disponível no seguinte link da Anatel: Consulta de ERB

Pode-se utilizar o Google Maps para localizar aproximadamente o endereço e verificar se existem obstáculos e assim ter uma idéia.

E por último, caso precise reclamar, a Anatel tem um ótimo serviço nesta área. Reclame, é seu direito ser atendido corretamente pelas operadoras.

Sem comentários: