English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Que horrível! Twitter custa Bilhões!! Mas e o resto?

Imagem: Flavio Conde
Uma empresa de consultoria Reino Unido fez uma pesquisa para descobrir que o Twittter custa bilhões porque é usado em média 40 minutos POR SEMANA nas empresas.

Obviamente isto já resultou em matérias alarmantes, por causa do desastre econômico mundial que deve estar atormentando a mente de muita gente por aí.

Puxa vida, mas que coisa TERRÍVEL!!! 40 minutos por semana! Quarenta!!! São 8 minutos por dia, para quem trabalha de segunda a sexta. São 4 minutos de manhã e mais 4 de tarde!!! Imagina o resultado catastrófico se fizerem uma pesquisa sobre quanto tempo se gasta com o intervalo do lanche ou esperando que algum chefe/coordenador finalmente responda algo que é importante ou arrumando serviço mal feito dos outros. Enfarte na certa. (risos)

Está bem, está bem. Antes que o editor me mate, creio que o correto da pesquisa sejam 40 minutos por dia, o que seria um tempo um pouco mais razoável para se conseguir fazer alguma coisa. São 20 minutos por turno, ou se preferir, parte do horário de almoço.

Distribuidos ao longo do dia, intercalados e/ou em paralelo com outras atividades, e sem afetar o que se está fazendo, ainda não é taaaaaanto tempo assim.

Verdadeira apologia do miserável. Desculpem, mas matérias que li a respeito estão bem escritas por profissionais que respeito. Mas quanto a pauta, este é o tipo de pesquisa tendenciosa de quem só chora e esconde os rendimentos que tem. Se não tem o que falar mal para a imprensa, melhor não passar vergonha. Espero não ter que trabalhar num lugar destes. É o tipo de empresa que só explora os funcionários, suga até a última gota de sangue, dificilmente vai ter algum treinamento ou atualização, e ainda reclama porque os "peões" não se viram em fazer isto do próprio bolso para dar de grátis para o "patrão" (no sentido perjorativo da palavra).

A pesquisa poderia ter informado os Trilhões gastos em papel higienico no banheiro. A empresa é local de trabalho, que usem o banheiro de casa!! (risos).

Antes que algum “espertinho” diga que “local de trabalho é para trabalhar”, recomendo que se atualizem pelo menos uns mil anos. Nem vaca trabalha com a cara enfiada no pasto o tempo todo, sem precisar informação. Está provado que cavalos deixados por si só conduzindo carroças, não provocam acidentes. Coloquem um condutor humano e ele vai dar um jeito de bater até noutra carroça. Quem quer controlar tudo e todos, o tempo todo, deveria ficar sózinho.

A era feudal já passou. Foi um imenso período de trevas e pouco desenvolvimento. Citando a Wikipédia:
"Devido ao caráter expropriador do sistema feudal, o servo não se sentia estimulado a aumentar a produção com inovações tecnológicas, uma vez que tudo que produzia de excedente era tomado pelo senhor. "
Informação faz parte do processo produtivo. Atualização é necessária sim. Nas noutras áreas é preciso também sim senhoras e senhores! Abram os olhos. Não adianta sustentar chefias incompetentes e pagar propaganda para tentar disfarçar insatisfação, má qualidade de serviço desmotivação. Todos tem que se atualizar, ter produtividade e qualidade.

Esqueceram que boa parte de seus clientes, fornecedores e concorrentes usam estas tecnologias? Ainda hoje vejo empresas que bloqueiam até MSN, que é amplamente usado nas melhores empresas para comunicação direta com clientes, fornecedores e colegas.

Esqueceram de dizer que estes 40 minutos semanais poderiam ser gastos, por exemplo, fofocando com o chefe. (Maus) Chefes controladores, inseguros, imaturos ou simplesmente incompetentes, sempre vão achar que internet é brinquedo. Bom senso é necessário!

Twitter é tipo de um MSN, mas com esteróides. Redes sociais online são parte da nossa cultura global, pessoal, empresarial, politico, enfim, todas áreas.

Negar isto, usar as regras das senzalas, representa perda de competitividade, atrasos em relação ao mercado e baixa produtividade.

Faz pouco escrevi duas matérias sobre o assunto, aqui no blog, como participação voluntária, etc. Leia mais em: Empresas amadurecendo para as Redes SociaisComo regrar o acesso dos usuários à Internet na Empresa.

Empresa tem que gerar lucro produzindo, com produtividade e qualidade.


Parece que um dos motivos dos indianos estarem se atualizando tão rápido, é que por lá, as vacas são sagradas.

Só para lembrar: É muito fácil ser uma empresa grande (pode até ser herança do "papi"). Difícil é ser uma grande empresa.

5 comentários:

tha_beeth disse...

Poxa, eu concordo plenamente. Vi o seu comentario la no PortalExame.abril.com
Achei a materia um absurdo. A produtividade de uma empresa também se dá por funcionários bem dispostos e que não se sentem aprisionados. Não somos robôs.

Guilherme disse...

Olá Meus Caros,
Depende do ambiente de trabalho. Um funcionário de Call Center que por lei só pode trabalhar 6 horas por dia, mais não sei quanto de intervalo, 8 minutos por dia... O monitor come o teu rim ! AAHHUAAUHUHUAHU

Gilberto Strapazon disse...

Bem observado Guilherme. Como se disse, é uma questão de bom senso. Claro que se estamos com muitas tarefas, é necessário discernimento e boa utilização dos recursos.
Existem tarefas em que a pessoa praticamente não tem tempo nem possibilidade física de outras atividades, como caixas de banco, etc.

Pedro disse...

Pois bem, "local de trabalho é para trabalhar” sim. E "Informação faz parte do processo produtivo. Atualização é necessária sim". Acho que o foco é o exagero.

Ninguem fica horas no corredor conversando sobre a situação do time no campeonato, ou sobre sua viagem no último final de semana, ou passa 1h todo dia na sala do café jogando conversa fora. Qual o motivo de fazer no msn ou twitter? Antes da internet ninguém ficava horas dependurado no telefone (fixo) conversando assunto pessoal.

Experimente liberar na rede 3 estações no canto do escritório para uso de msn, twitter, facebook, orkut e bloquear nas demais estações. O mesmo funcionário que fica 1h navegando à toa em seu desktop ficaria 1h lá?

Devemos usar os recursos com moderação, em qualquer época ou com qualquer tecnologia.

Flavio Cond disse...

Apesar de não ter autorizado, obrigado por utilizar minha foto acima...