English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Como Manter o Conhecimento por Milênios

Referente a um debate recente na comunidade Sociedades Secretas no Orkut, sobre origens da raça humana, e a possível participação de extraterrestres em nossa linhagem, os participantes questionaram sobre as fontes da informação, outros sobre sua validade e outros ainda, complementaram com outras fontes a estudar.

O assunto em si é interessante, mas me ocorre de comentar justamente a questão da transferência (passagem) da informação entre gerações e gerações:


Meu comentário:

Parte destes relatos tem origens corretas, mesmo que em frações.

Claro que nem sempre, as muitas revisões subsequentes serão fiéis ao original, até mesmo porque, bastam três gerações para que um conhecimento passado verbalmente esteja muito distorcido.

Este é um dos motivos pelos quais alguns iniciados fazem um trabalho de ancoragem de egrégora, ajudando a manter o registro do conhecimento e validando as informações passadas para que sua essência não se perca.

Junta-se desta forma, a tradição oral, digamos, com pontos de ancoragem que ocorrem de tempos em tempo.

A Hermética Ordem da Pedra Cúbica é uma das que tem essa finalidade, é como um colegiado de mestres.

Sobre o Paulo Coelho, a quem tenho o maior respeito, ele é o responsável por uma abertura na divulgação e no interesse de milhões de pessoas em buscar conhecimento. Não creio ser tão importante o que ele disse, mas a intenção que foi usada e permitiu que hoje se possa entrar numa livraria sem ter medo de estar sendo perseguido.

Claro que existe uma grande babel de escritos mau feitos, autores que copiam uns aos outros, sem falar nos puramente insanos que falam qualquer coisa em para recolher moedas dos incautos.

No século XIX, Papus já falava a respeito, quando disse que a falta de fontes confiáveis, e as cópias eram tão absurdas, que era uma temeridade tentar se buscar a origem de boa parte da Enciclopédia Britânica!
Mas esta miscelânea, apesar de atrapalhar, também ajuda, por um lado, a separar os sinceros buscadores, aqueles que sabem que toda caminhada tem um preço a pagar, um esforço a ser feito.

As melhores frutas, estão nos galhos mais altos. O ar mais puro, está no topo das mais altas montanhas.


Gilberto Prabuddha+ 
14/Junho/2010



.'.

Leia outros artigos relacionados clicando nas tags abaixo:

Sem comentários: