English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Ainda sobre a DM9 e o WWF

O problema pela infeliz divulgação de uma peça de mau gosto, segue, e o Sérgio Valente, presidente da DM9 declarou que a mesma foi feita por pessoal "junior":

Fonte: http://portalexame.abril.com.br/blogs/4p/listar1.shtml

Com certeza muitos vão achar que isto é tirar o corpo fora. Acho que não. Todo dia vejo responsabilidades serem transferidas para novatos, sujeito portanto, a que algo assim ocorra.


Meu comentário lá na matéria: 

 
Acho bem plausível sim, que o Sérgio Valente, presidente da DM9, esteja sendo claro sobre um problema que é crescente em diversas áreas: a transferência excessiva de deveres, responsabilidades e também de oportunidades, para o que se generalizou chamar de "jovens talentos".

Sou da área de TI, temos o mesmo problema. E observo isto nas mais diversas atividades.

A toda hora surge mais uma matéria numa destas revistas de carreira, até nos tele-jornais da TV, reclamando que existem "milhares de vagas" porque faltam "jovens talentos".

O que procuram, são jovens extremamente brilhantes, que tenham a bagagem de conhecimento de um profissional veterano com no mínimo 10 a 15 anos, e claro, sem as preocupações que um adulto tem, como sustentar família, seus estudos, vida pessoal.

Tenho comentado sobre este problema e repito: o estoque de super-gêniozinhos, que fazem o trabalho do Einstein, e de quebra, ainda podem estar sendo sustentados pela família e não vão reclamar do salário baixo, é realmente limitado. Apenas uma pessoa entre centenas é um talento. E só um talento entre centenas, é um grande talento.

A DM9 revelou apenas o que acontece nas mais diversas empresas. É só olhar como são as equipes de muitas empresas e procurar aonde estão os profissionais com mais experiência.

Vocês confiariam a saúde de sua família inteiramente a uma clínica que só tenha estagiários, de muito talento é claro (rsss)???

Talento, capacidade criativa, inovação, engenhosidade, não são coisas só de novatos. Pelo contrário. a nova geração tem se mostrado mais comportada, mais tradicional, mais apegada a valores puramente materiais.

O pouco que sobra para renovação de idéias e atitudes, fica mais por conta de um pouco de hormônios, ou pela sorte em conseguir encontrar algo para copiar na internet. Criatividade mesmo, falta bastante. De nada adianta fazer um curso qualquer, numa faculdadezinha qualquer, e saber a decoreba de muitas siglas e nomes de ferramentas. Pode-se decorar o nome e composição química de todas as tintas, mas nada disto vai fazer da pessoa um pintor no mínimo, razoável.

E falta experiência de vida e consciência social de que não somos seres isolados. O direito de um começa quando este reconhece que os demais também tem direitos.

Picasso comentou certa vez, alegremente, que quando era criança, já pintava como um grande mestre. Mas foi só quando envelheceu que finalmente conseguiu aprender a pintar como um menino.

.'.

Sem comentários: