English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

TI Verde. Indo além dos paradigmas

Organic Neuron
By: Brian Burt


Existem várias alternativas ótimas, mas muitas vezes, vamos bater de frente com (pré-)conceitos, dogmas e paradigmas que são sagrados para que os tem. O apego a certas formas de trabalho, ou sistemáticas e metodologias que foram adotadas nalgum momento também é fator de impacto.

Só para dar um exemplo de alternativa para virtualização, numa grande empresa, seria a adoção de mainframes da série Z da IBM. O Z10, topo de linha, permite a execução de cerca de 3.000 PCs.
Lembrete: Nota: Este artigo foi escrito em 2009.

Mas e se a empresa já está "catequizada" contra mainframe? Vai continuar com milhares de máquinas avulsas e todo problema de fazer isto tudo funcionar.

Tem custos? Claro que tem. Nada é de graça. Mas são alternativas que deveriam ser consideradas. Só para lembrar, a quantidade de tentativas de downgrade, de mainframe para plataformas PC, que foram grandes fracassos e prejuízos gigantescos, é algo digno de nota.

No site www.actscorp.com tem algumas histórias muito interessantes, muitas coisas ainda desde os anos 90, mas muitas delas ainda servem como alerta para os dias atuais quando olhamos a quantidade de fracassos (geralmente não muito comentados).

Em tempo, falando em TI verde, seria interessante ver o que "realmente" pensam as empresas em termos de pessoa humana como parte fundamental no processo TI-Verde. Quer dizer, seria interessante que as pessoas, e não apenas o corte de custos e lucro, fossem destacados quando se fala em TI-Verde.

Ainda hoje, em pleno século XXI, se você falar que pratica yoga, meditação ou algo assim para relaxar e melhorar seu desempenho, aprendizado, produtividade e qualidade, ainda assim, poderá ser olhado no mínimo, como mais doido do que ser apenas o tradicional "meio-doido" que todo profissional de TI é considerado (risos).

Mas como procurar alternativas para melhor utilização dos recursos técnicos, se tantas vezes parecem tornar-se apenas um fim em si, ficando o discurso do meio-ambiente (no qual interagimos) em segundo, terceiro plano?


25/08/2009
.'.

Leia outros artigos relacionados clicando nas tags abaixo:

Sem comentários: